29 de abril de 2009

Zuppa








sábado passado, 25 Abril, feriado italiano e português e quem sabe de mais algum sítio. Tinha ficado combinadoque eu e o James iríamos ao festival de zuppa com o Nicolo, eu para ajudar a fazer a sopa e o James para decorar a maravilhosa banca de degustação. Claro que nenhum dos três se levantou a horas decentes e eu ainda tive de anunciar "Mãe, Pai, roubaram-me a minha carteira, mas txaraaaaaaaaaan tenho o passaporte!!!" e ainda tive 1 hora na polícia só para fazer a denúncia e ofereceram-me café quando eu só queria era desaparecer dali. Depois começou a saga da bicicleta, tinha saudades de andar de bicicleta mas pronto foi muita bicicleta junta num só dia para chegar ao festival da sopa e claro que a minha performance de ciclista não correu muito bem. De facto muitas senhoras de 50 anos para cima cruzaram-se comigo e o ar de soslaio e de gozo dos seus olhares nas minhas mãos vermelhas de fazer força no guiador só me abalaram mais o meu já abalado processo de concentração nas ruinhas e nos caixotes do lixo um bocadinho barrigudos. (Só a minha Liz me compreendia, cor de tijolo, medida certa, meiguinha, campainha... mas pronto ela decidiu viajar, não se despediu porque lhe ia custar muito, mas ela está bem, está perto do mar e encontrou um bicicleto luzidio, fazem muitos passeios juntos.) Gostei do pânico que provoquei a ponto do James me dizer quando estávamos quase a chegar, vá aqui é melhor irmos a pé ahahahah, ele estava de facto preocupado por me ter posto nesta bela passeggiata mas a culpa foi minha porque omiti a minha permanente desastrice no que meta pés sem música. Entretanto chegámos e eu estava tão nervosa que nem consegui prender a bicicleta. E... já não havia festival de sopa. Vimos pessoas divertidas e já todas bêbedas, os nomes das sopas e os restos das bancas, assistimos à entrega dos prémios (eram grandes conchas de sopa com a cor respectiva de ouro, prata, bronze e depois taMbém havia uns jantares e umas massagens lá pelo meio dos prémios), ouvimos o senhor Italiano Romagnoli (?) falar, leu mil folhas, e implorámos ao Nicolo para voltar a casa e comermos a bela sopa sem ajuda e sem banca que ficou para o nosso jantar. Já estava frio e escuro, mas não, não caí. Jantámos a bela sopa, petiscámos queijo a sério (queijo a sério = não fatiado), vimos um programade crianças a cantar com a apresentadora de vestido vermelho e de mamas a saltar por todos os lados e o belo do programa das televendas com brincos fantásticos a 50% de desconto. Eu e o James ainda tínhamos de voltar para o centro de Bologna, de bicicleta. O Nicolo emprestou-nos dois maravilhosos casacos, meio acetinados, brilhantes, o meu de fundo branco com comboios laranja árvores verdes, paisagens, o do James era às riscas, Wally, Waldo, temos razão os dois. Apesar da deliciosa sopa e da nossa banca extraordinária não terem participado, descobrimos dois jardins lindos, aquela Bologna além das portas, campos e sol e calor sem serem abafados pelos pórticos. Acho que venho cá para o ano fazer uma sopa. Mas vou sozinha de bici para não me sentir observada ahahah!



Sem comentários: